Ablepsifobia

Então lá vamos nós as fobias! Não pensem vocês que só por que não estou seguindo o alfabeto, eu vou deixar de escrever sobre os temas mais difíceis. Ah, não mesmo! Claro, eles vão sendo jogados pra debaixo da cama até eu conseguir pensar em alguma coisa que não seja MUITO piegas, ou sei lá. Mas eu vou fazer! Pois então, parando de enrolar...
Segundo o Wikipédia, a próxima fobia da nossa lista é a Ablepsifobia. Ou seja, o medo de perder a visão e ficar cego. Mas tipo, cego MESMO. Bom, pelo menos eu acho.
Sinceramente? Não sei de onde esse "povo" tira esses nomes. Nunca nem tinha ouvido falar. Mas enfim...
Tive que parar um pouco pra pensar sobre essa.
Medo de ficar cego.
Medo de ficar cego.
Medo de ficar cego.
Existe mesmo alguém que tem esse tipo de coisa? Mas pensando bem, deve ser mesmo um saco ser cego. Digo, sem preconceitos. Não é algo que eu costumo ter, preconceito. Mas, para quem já enxergou, para quem já viu cores, pessoas, filmes, as flores, para quem já teve uma visão perfeita, perdê-la deve ser mesmo uma grande droga! Digo, sejamos sinceros, os que já nascem cegos têm uma aceitação melhor do fato. Nunca enxergaram mesmo! Por mais que sofram, por mais que a sociedade exclua todo mundo que seja um pouco diferente, eles não sabem o que "estão perdendo". Como dizia o velho ditado: o que os olhos não vêem, o coração não sente. E ficar sem sentir nada no coração, deve ser uma droga.
Ah, talvez seja isso que os ablepsifobicos sentem! Medo de não ver, e, logo, não sentir. Ou então, medo de sentir, sentir muito, mas não poder ver. Deve ser ruim mesmo.
Mas vamos pensar no lado mais filosófico da coisa toda.
Ficar cego. Talvez isso possa se estender para além da visão em si. Quero dizer, tem tanta gente que vive com os dois olhos funcionando perfeitamente, mas não vêem o que há a sua volta! Ou só fingem não ver, tanto faz.
Ser cego vai muito além mesmo.
Podemos ser cegos com uma variedade de coisas. Da maior coisa, como a sociedade hipocríta a nossa volta, os erros da nação, ou até mesmo deixar se enganar com quem está bem pertinho, dentro de casa, na lista de contatos do msn.
É, por que, muitas vezes, para melhor passar, para não sofrer, deixamos de "ver" certas coisas que estão bem na nossa frente. E até tapamos os ouvidos, se a gente não quiser MESMO perceber.
Eu mesma já fiz tanto isso! Mas agora, chega.
Talvez o medo seja apenas uma proteção. Medo de ficar cego. Medo de se deixar levar, medo de te fazerem de idiota. Faz a gente pensar um pouco mais antes de confiar "cegamente" em todo mundo, não é mesmo?

Comentários

Não tenho nenhum medo de cegueira da alma. Confio mesmo cegamente e até hoje, na balança da vida, tenho me dado super bem nisso. Mas tenho ablepsofobia não tenha dúvida disso. Morro de medo de ficar cega. Não tenho medo de ficar velha, despencar peito, babar, esquecer as coisas, ficar de cama deixando os outros limparem meu xixi, de nada disso...mas não poder ler? Não poder acompanhar meus seriados na tv? Nunca mais ver o Marlon Brando? Não ver o rosto amado quando eu estiver morrendo ou ficando gagá? Não, tenho horror, mesmo...

Postagens mais visitadas deste blog

Sophie Kinsella

Quero tanto

love is a bitch